quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Boletim Pinacoteca Benedicto Calixto




PINACOTECA

O primeiro local visitado foi a Pinacoteca Benedicto Calixto, o principal museu de arte de Santos.  Além de apreciar e reportar as obras do artista, elas  entrevistaram diversas pessoas que fazem parte do cotidiano e também da história do casarão que foi residência de diversas famílias, inclusive a do exportador de café Francisco da Costa Pires, pai de Edith Pires Gonçalves Dias.Hoje, aos 93 anos, ela é uma verdadeira memória viva da cidade.  “Dona Edith é uma simpatia, mesmo com sua idade sua jovialidade é impressionante”, comenta Vanessa. 

O chamado Casarão Branco na orla, construído no estilo arquitetônico eclético, foi imóvel de diversos proprietários, até que em 1979 foi considerado patrimônio histórico e de utilidade pública, passando a ser sede da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto em 1992, após passar por um longo período de restauro.


Foto: Julia Brancovan 


Hoje, além de abrigar a exposição permanente da obra de Calixto, o espaço promove durante o ano todo diversos eventos culturais gratuitos que são abertos a comunidade, como a Ação do Coração, Outubro Rosa, Música e Vinho, Projeto Livro-Livre, saraus, palestras, workshops, cursos de arte e música, apresentações de orquestras, corais e recitais, lançamentos de livros e exposições de grandes nomes das artes plásticas e fotografia contemporâneas, como Romero Brito, Jô Soares, Ivald Granato, José Zaragoza, Renina Katz, entre muitos outros. “Foi muito interessante poder fazer esse passeio pela história, é sempre bom aprender coisas novas e esse trabalho me fez sentir muito bem”, diz Julia.

A Pinacoteca localiza-se à Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 15, no Boqueirão. Funciona das 9 às 18 horas, de terça a domingo e a entrada é franca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário