quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Boletim Teatros - Guarany e Coliseu

Teatros

O trabalho incluiu ainda visitas aos teatros Guarany e Coliseu, dois espaços inaugurados no século XIX, durante período de grande riqueza da economia cafeeira.  São teatros
revitalizados e tombados pelo patrimônio histórico. 

Erguido durante o período de Dom Pedro II com recursos doados por grandes empresários do café, o Teatro Guarany foi inaugurado em Santos em 1882 na Praça dos Andradas, nº 100, no Centro, representando um marco na história política e cultural de Santos.    

O local recebeu grandes nomes das artes dramáticas e literárias do Brasil e do mundo, como a atriz francesa Sarah Bernhardt, o intérprete italiano Giovanni Emanuel, o dramaturgo e diplomata português Julio Dantas, o poeta maranhense Arthur Azevedo, entre muitos outros.

Entrou em decadência nos anos 60 e depois de vários problemas e disputas judiciais, foi finalmente entregue à população em 2008, totalmente restaurado. Atualmente, além de ser uma casa de espetáculos, o local serve como sede para a Escola de Artes Cênicas, da Secretaria de Cultura do município.




COLISEU  
                                                                                                                                                                            O maior teatro da Cidade, com capacidade para mais de mil pessoas, foi inaugurado em 1897 como velódromo (pista de ciclismo), passando por altos e baixos ao longo de sua trajetória. Na época áurea, durante a década de 20, o local recebeu nomes da história e das artes do Brasil e do mundo, como Dercy Gonçalves, Paulo Autran, Cacilda Becker, Carmem  Miranda, Heitor Villa-Lobos, Bibi Ferreira, entre muitos outros.                                                            Assim como o Guarany, entrou em decadência nos anos 70.                                                                 

Foi totalmente restaurado e reinaugurado em 2006. Hoje, é considerado um dos mais belos teatros do Brasil e recebe espetáculos consagrados, além de  óperas, concertos, musicais e, stand-ups.  Além dos programetes, as alunas criaram um blog, onde postaram os conteúdos produzidos. Com isso, compreenderam melhor as transformações de formato e linguagem vividas pelo rádio e a internet nas duas últimas  décadas, denominadas convergência midiática.

                                             

Para elas, a experiência do TCC foi muito rica por destacar espaços importantes da vida cultural de Santos. “Falar da Cidade sem citar esses locais é privar o receptor de entrar em contato com a atmosfera e clima que cercam nossa história e cultura”, avaliou Julia. Já Vanessa destacou a importância dos veículos escolhidos. “O rádio e a internet são muito mais ligados do que parece.                                                                                                                          Graças a essa junção o rádio continua sendo um grande sucesso”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário